Qual a causa da orelha de abano? Veja como corrigir sem cirurgia

orelha de abano

As orelhas proeminentes, chamadas de “orelhas de abano”, são uma condição genética autossômica dominante que atinge cerca de 2 a 5% da população. Basta um dos genes estar presente que essa alteração já pode se manifestar. Sendo assim, quando os dois pais possuem a deformidade, a criança tem mais chances de nascer com o abano. 

A orelha mais aberta é resultado de uma malformação que acontece com o apagamento da anti-hélice, aquela dobra interna da orelha. Assim, ela fica mais saltada e a borda lateral mais distante da cabeça, causando o efeito de orelha de abano. Esse tipo de deformidade não prejudica a audição do indivíduo, mas pode gerar problemas de autoestima. 

E se você deseja resolver essa situação, separamos os melhores métodos para corrigir as orelhas proeminentes, neste artigo. Confira!

Modos de acabar com a orelha de abano

As orelhas de abano geralmente causam muito incômodo às pessoas que possuem essa condição, pois tanto a criança quanto o adulto podem ser vítimas de bullying. Felizmente, existem soluções para resolver o problema. 

Moldes de silicone

A prótese de silicone é um método não invasivo, aprovado pela Anvisa, com a função de remodelar a cartilagem da orelha do bebê no seu primeiro mês de vida. Pois, nesse período inicial, essa estrutura ainda é bem flexível e o procedimento se torna mais eficaz para eliminar alguns tipos de abano. O tratamento tem duração de 4 a 6 semanas. 

No entanto, o problema é que muitas vezes os pais percebem a deformidade tarde demais, e as orelhas não conseguem mais ser corrigidas sem intervenção cirúrgica. Pois, após 30 dias a cartilagem começa a endurecer e apresentar a forma que terá na vida adulta. 

Cirurgia de Otoplastia

A otoplastia serve para resolver uma série de problemas nas orelhas, entre eles destaca-se o tratamento da orelha de abano. Os médicos indicam a realização da cirurgia em crianças acima de 6 anos, quando não há mais risco da orelha mudar de tamanho. Mas o procedimento também é muito procurado por adolescentes e adultos.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou com anestesia local associada, ou não à sedação. É iniciada com uma incisão atrás da orelha, na região da dobra natural da pele. Depois é retirado o excesso de pele e feito ligamento da cartilagem. E dependendo da queixa do paciente, é preciso remover parte do tecido para reduzir o tamanho.

Otoplastia fechada 

Existe também a otoplastia fechada, uma opção para corrigir as orelhas de abano sem cortes e sem remoção de cartilagem. O procedimento é realizado com anestesia local e o cirurgião faz a remodelagem das orelhas utilizando um fio não absorvível, através de pontos transcutâneos que não necessitam ser retirados. 

Como o processo é simples, logo após o término o paciente pode ir para casa e voltar às atividades diárias no dia seguinte.

O Método Earblip  para orelha de abano

Há uma técnica exclusiva e inovadora dos Estados Unidos que está no Brasil pela Earblip, visando melhorar a confiança e autoestima de quem tem as orelhas de abano. Um procedimento sem cortes, sem cicatriz, com resultado definitivo, imediato e transformador.

A remodelagem das orelhas proeminentes, por meio dessa técnica, é realizada de forma indolor, com anestesia local ou sedação. E então, são aplicados fios similares aos utilizados nos tratamentos de harmonização facial, com duração de em média 1 hora e 20 minutos. Ela consegue fechar a angulação das orelhas de forma totalmente eficaz e inovadora.

São vantagens do método, não precisar fazer exames, pois é sem cirurgia e sem incisões. E não necessitar se afastar do trabalho, ficar de repouso ou internado. No geral, o paciente é liberado logo após o procedimento e no dia seguinte pode voltar às atividades normais.

O procedimento é indicado para pessoas acima de 18 anos. Menores de idade somente com autorização dos pais e mediante avaliação individual.

No site da earblip.com.br você consegue ver antes e depois e alguns depoimentos de pessoas que já fizeram o procedimento sem cirurgia para que você veja que funciona de verdade e pode confiar.

Conclusão

Agora que você já conhece os melhores métodos para corrigir as orelhas proeminentes, é só escolher a opção mais adequada para a sua necessidade. Mas é importante procurar um profissional experiente e de confiança para resolver o problema de uma vez por todas.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, agende uma avaliação no site da earblip.com.br

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent posts
Our Gallery