Tipos de orelhas: conheça os diferentes tipos e saiba qual a sua!

tipos de orelhas

Quais tipos de orelha existem? Desde o nascimento, somos únicos. Nossa aparência, personalidade e até mesmo o jeito que ouvimos o mundo ao nosso redor são diferentes. Quando olhamos para as pessoas, às vezes notamos que suas orelhas também são diferentes umas das outras. Algumas pessoas têm orelhas grandes, outras pequenas e algumas até mesmo têm orelhas que ficam um pouco abertas.

Mas você já parou para pensar por que as orelhas de algumas pessoas são diferentes? Neste artigo, vamos conhecer os diferentes tipos de orelhas e descobrir por que elas são únicas.

Tipos de orelhas: formas, tamanhos e texturas.

As orelhas são uma parte do corpo extremamente variável, podendo ser de diferentes formas, tamanhos e texturas. No entanto, as orelhas também podem ser achatadas, redondas ou pontudas. Além disso, elas podem ser grandes ou pequenas, lisas ou ásperas.

As diferentes formas das orelhas são determinadas pelo desenvolvimento dos tecidos durante a gestação. Por exemplo, as chamadas “orelhinhas de abano” são causadas por uma anomalia no desenvolvimento da cartilagem da extremidade da orelha. Já as “orelhinhas achatadas” são resultado de um atraso no crescimento dessa cartilagem.

As diferenças nos tamanhos e texturas das orelhas podem ser genéticas e/ou adquiridas ao longo da vida. Por exemplo, algumas pessoas nascem com grandes orelhas devido a uma condição genética chamada macrotia. Já a textura áspera das orelhas pode ser causada por fumar cigarros ou exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol.

Entenda um pouco mais sobre os tipos de orelhas:

Orelha de abano

A orelha de abano é uma condição genética em que a orelha não segue a forma normal e, em vez disso, é dobrada para fora. A condição pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo um defeito no tecido conectivo ou na formação do osso da orelha. A orelha de abano é mais comum em crianças e pode afetar qualquer um dos lados das orelhas.

Ao contrário da crença popular, as orelhas de abano não são causadas pelo ato de puxar as orelhas. Na verdade, a condição é genética e pode ser herdada dos pais. No entanto, não há nenhuma maneira de prevenir a ocorrência da orelha de abano.

Cerca de 5% da população mundial tem algum grau de deformidade na orelha. A maioria das pessoas com este problema está perfeitamente saudável e não apresenta outros sintomas além das suas anomalias faciais. No entanto, as pessoas com deformidades mais graves podem experimentar problemas auditivos devido à má formação do osso da orelha. Algumas pessoas também podem sofrer bullying e outras formas de discriminação devido à sua aparência incomum.

Embora as deformidades faciais sejam geralmente inofensivas, algumas pessoas optam por corrigi as orelhas através da cirurgia plástica. A cirurgia para corrigir as orelhas de abano é considerada relativamente simples e geralmente proporciona bons resultados estéticos. No entanto, este tipo de cirurgia geralmente só é recomendado para crianças mais velhas que sofrem bullying devido à sua aparência incomum.

Orelha elíptica

As orelhas elípticas são aquelas que têm a forma de um oval alongado. Geralmente, as pessoas com este tipo de orelha têm um crânio mais largo do que o normal. As orelhas elípticas são consideradas muito bonitas e elegantes, por isso são muito procuradas por aqueles que querem melhorar a sua aparência. No entanto, este tipo de orelha pode ser um pouco mais difícil de cuidar do que outros tipos, devido à sua forma alongada.

Orelha apontada

As orelhas apontadas são um tipo de orelha que é afiada em comparação com outros tipos de orelha. A forma apontada da orelha é um resultado da cartilagem sendo moldada de uma forma específica. As orelhas apontadas são consideradas uma característica atraente em muitas culturas e podem ser encontradas em pessoas de todo o mundo. Embora as orelhas apontadas sejam mais comuns em certas raças, elas também podem ser encontradas em indivíduos de qualquer raça.

Orelha de lóbulo duplo

As orelhas de lóbulo duplo são aquelas em que o lóbulo da orelha é dividido em dois. Geralmente, esta divisão é causada por uma malformação congênita, mas também pode ser o resultado de uma cirurgia para remover um queloide. Quando não é causada por uma condição médica, a divisão do lóbulo da orelha é considerada uma característica estética. Muitas pessoas consideram as orelhas de lóbulo duplo como sendo mais atraentes do que as orelhas normais.

Implicações psicológicas dos tipos de orelha

As orelhas são extremamente importantes para a estética facial e, consequentemente, para a auto-estima. As orelhas também podem afetar a forma como as pessoas nos percebem e nos tratam. Por exemplo, as pessoas com orelhas grandes ou proeminentes podem ser alvo de bullying e preconceito. Além disso, as mulheres com orelhas grandes podem sofrer mais pressão social para usar cabelos longos para as orelhas.

As orelhas também podem ter implicações psicológicas mais profundas. Por exemplo, algumas pessoas podem se sentir inseguras e inadequadas devido à forma de suas orelhas. Isso pode afetar negativamente a auto-estima e até mesmo levar à depressão. Felizmente, existem tratamentos disponíveis para corrigir as deformidades faciais, incluindo cirurgia plástica para remodelar as orelhas. Se você está se sentindo mal por causa da forma de suas orelhas, fale com um profissional de saúde mental para obter ajuda.

Diminuir o tamanho da orelha com Earblip

A redução do tamanho da orelha pode ser um objetivo estético para muitas pessoas, e existem algumas técnicas cirúrgicas que podem ajudar a alcançar isso. Uma dessas técnicas é a do Ear Blip.

O Ear Blip é um procedimento que não precisa de cirurgia para diminuir o tamanho da orelha. Ele pode ser feito em qualquer idade, não tem pós operatório complicado, uma vez que é feito em poucas horas e você já pode ir para casa, sem necessidade de ficar internado.

O procedimento geralmente é bem tolerado e os pacientes costumam voltar para suas atividades normais dentro de alguns dias.

Se você tem algum desses tipos de orelhas, principalmente a orelha de abano, procure o Ear Blip e agende uma avaliação para saber os valores e duração do procedimento.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent posts
Our Gallery